EnglishPortuguêsEspañol

T01 – AINDA NÃO DEFINI O PROPÓSITO DO MEU NEGÓCIO

POR QUE DEFINIR UM PROPÓSITO PARA O MEU NEGÓCIO?

 

Assim como nós, seres humanos, adotamos propósitos que definem a razão de existirmos e que nos motivam a viver, uma startup que queira assumir, de fato, uma posição no mercado precisa ter um propósito claro de sua existência, que não são somente objetivos financeiros e comerciais, nem, tampouco, as ideias que lhe deram origem. Qual é o impacto que o seu negócio pretende criar no mundo – na sociedade, no meio ambiente, no próprio mercado, etc.? 

De acordo com o livro “Golden Circle”, de Simon Sinek, as empresas que conseguem articular um propósito claro e inspirador têm mais chances de criar uma conexão emocional com seus clientes e funcionários, o que pode levar a um crescimento mais rápido e sustentável. Contudo, se por um lado um propósito claro e inspirador pode atrair investidores, parceiros e colaboradores engajados que compartilham dos mesmos valores da empresa, Alex Osterwalder e Jeanne Liedtka advertem, em “Value Proposition Design” e “Design for Growth”, respectivamente, sobre como um propósito muito amplo ou genérico pode deixar mais difícil a identificação da proposta única de valor da empresa.

Ainda assim, a importância de definir qual é o propósito da sua startup é enorme. Em primeiro lugar, ele ajuda a estabelecer a identidade da empresa, diferenciando-a dos seus concorrentes. Mas não só isso: um propósito forte contagia todos da organização, criando um sentimento de propósito compartilhado, da mesma forma que atrai e retém clientes que compartilham dos mesmos valores e objetivos.

É importante que o propósito do seu negócio seja claro, inspirador e direcionado para a solução de um problema real do mercado ou da sociedade. Afinal, o seu propósito está diretamente relacionado à sua proposta de valor. Ao definir um propósito claro, a startup pode alinhar a sua estratégia, seus valores e a sua cultura, o que pode ajudar a empresa a se destacar no mercado e a conquistar a lealdade de clientes e funcionários.

Veja abaixo alguns recursos que podem te ajudar a definir um propósito para o seu negócio:

Quer ter acesso às melhores ferramentas para validação da sua ideia? 
Baixe agora o Thinking Inside the Box.

  • Pesquisa

  • Habilidades

  • Estágio

Artigos recentes

    COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

    Facebook
    Twitter
    LinkedIn
    WhatsApp
    plugins premium WordPress