THINKING INSIDE THE BOX
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A partir do momento em que uma empresa entende o que ajuda seu cliente a realizar, pode criar produtos e serviços que atendam às necessidades e desejos do seu público. Isso não apenas aumenta as chances de sucesso da empresa, como também pode ajudar a criar uma base de clientes leais e engajados. Eis porque é fundamental para uma startup saber o que resolve para seus clientes.
Apesar da aparente simplicidade, o assunto é tratado por autores como Salim Ismail, Alex e Osterwalder e Steven Blank. Eles destacam a importância de entender o problema central que a startup está tentando resolver, e a partir disso, criar uma solução que realmente faça a diferença na vida dos clientes. Além disso, essa proposta de valor deve diferenciar a empresa da concorrência, assim como testar se a proposta efetivamente atende tais necessidades antes de ser lançada no mercado.
Apesar de tudo, entender o que resolver para o cliente pode apresentar algumas dificuldades, como a falta de clareza nas necessidades do cliente, expectativas irreais, falta de conhecimento técnico, diferentes pontos de vista ou comunicação ineficaz. Por isso, é importante saber como proceder.
Veja abaixo algumas ferramentas que podem te ajudar a descobrir o que resolve para os seus clientes:
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Utopia, questão de tempo ou apenas mais uma onda?
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reflexões sobre aprendizagem, (des) apendizagem e aquilo que parece errado ou certo de se aprender em diferentes momentos da vida.