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T04 – NÃO CONSIGO AJUDAR MEUS CLIENTES A FAZER O QUE ELES PRECISAM

POR QUE AJUDAR MEUS CLIENTES A FAZER O QUE ELES PRECISAM?

 

Saber o que os clientes precisam é essencial para o sucesso de uma startup, pois é mirando nessas necessidades que se deve criar uma proposta de valor. De acordo com o livro “Jobs to be Done”, de Anthony Ulwick, as empresas devem se concentrar em entender os trabalhos, ou tarefas, que os clientes estão tentando realizar para oferecer soluções que os ajudem a realizar esses trabalhos de maneira mais eficiente.

Não só para isso é crucial ajudar com o que seus clientes precisam, mas também para melhorar a experiência desses clientes e fidelizá-los. Além disso, serve para identificar oportunidades para inovar e desenvolver novos produtos ou serviços; assim como para competir melhor no mercado, oferecendo soluções mais eficazes e diferenciadas do que seus concorrentes.

Mas, é claro, reconhecer as necessidades dos clientes pode ser um desafio, pois envolve entender o que eles querem, precisam e valorizam. Não raro, nesse caminho se interpõem obstáculos como a falta de comunicação clara, falta de dados, falta de tempo, diferentes grupos de clientes com diferentes necessidades, e mesmo a mudança das necessidades antes reconhecidas.

Em resumo, é preciso estar atento aos desafios e problemas que podem surgir ao reconhecer as necessidades dos clientes e buscar maneiras de superá-los para oferecer produtos e serviços que atendam às suas expectativas.

Veja abaixo algumas ferramentas que podem te ajudar nesse processo:

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